Tuesday, November 29, 2005

1980!

Passei aquela tarde sentada na casa de paredes de vidro e telhado de lona, virada para o mar. O vento batia forte contra as vidraças e o barulho da chuva ensurdecia enquanto chicoteava a lona.
Enrosquei-me em mim própria sentada na cadeira, olhei duas vezes seguidas para o livro que estava em cima da mesa, mas não tive coragem de lhe pegar, simplesmente não me apetecia.

Lá ao fundo bem baixinho parece-me ouvir no rádio Simon and Garfunkel.. era mesmo... era Mrs. Robinson. Fechei os olhos e só os abri quando me vi sentada na parte de trás do carocha azul bebé a caminho da casa da minha avó.
Enquanto percorria aquele espaço intemporal, no peito ia sentindo as saudades que me rasgavam na passagem de um tempo absurdamente rápido.

Viajei até ao tempo da minha infância. Até à casa da minha avó, onde os dias eram tão cheios que na minha pequenez pensava que a vida não chegava.
E pensei particularmente, naquela hora sagrada, a hora em que o gira disco tocava Simon, disco atrás de disco. Chegávamos da praia, tomávamos banho num pequeno saguão, e enquanto se esperava vez, dançávamos os quatro numa loucura frenética ao som de berros e de refrães decorados de tanto ouvir.
Lembro-me de pensar que o mundo era só feito para mim e para eles, e de querer que nunca acabasse. Naquele momento não precisava de mais ninguém.

Aos poucos fui regressando à casa de paredes de vidro e telhado de lona. Agora já não se ouvia o vento nem a chuva. Ouvia-se a musica ainda mais alta, alguém tinha aumentado o som.
Na mesa do lado estava sentado um senhor com os olhos cheios de lágrimas... olhei sem querer olhar, e percebi na sua deficiência porque chorava.

2 comments:

mfc said...

Mrs. Robinson, Sounds of Silence, America... Uma série de daz canções que forma banda sonora de umas férias de Verão em 1986, quando a cassete ficou presa no leitor e durante duas semanas só pudemos ouvir isso.

E os Beatles! Quando não monopolizávamos o leitor de cassetes do carro e os nossos pais ouviam múcisa de intervenção. É Cantávamos, «Maio maduro maio, quem te pintou?/(...)»

kolm said...

E muitos outros momentos imortalizados pela musica, seja ela qual for.
Nina Simone no natal em casa do avô de Almada, ABBA no carro do tio Luis, Bonnie Taylor no quarto do irmão mais velho... e até uma que há dias que não me sai da cabeça. Penso que se chama "Cinderela" do Carlos Paião...